Atuante nos serviços públicos, Patrícia Ferreira Monte Feitosa é candidata ao Quinto Constitucional do TJPI.
O TJPIemfoco apresenta a trajetória da advogada Patrícia Ferreira Monte Feitosa, uma das candidatas que concorrem à vaga destinada à advocacia no Tribunal de Justiça.
Natural de Teresina, Patrícia nasceu em 31 de março de 1976. É filha de Antônio Carlos Lages Monte e Maria de Fátima Ferreira Monte, casada com Cláudio Manoel do Monte Feitosa e mãe de João Manoel.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1999), ela possui especializações em Direito Empresarial, Mediação de Conflitos, Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente, é mestranda em Direito também pela UFPI.
Sua trajetória profissional abrange diferentes esferas do serviço público:
· Atuou como técnica judiciária da Justiça Federal entre 1999 e 2003;
· Ingressou na Polícia Civil do Estado do Piauí como delegada (2003–2007), sendo a primeira titular da Delegacia de Direitos Humanos;
· Desde 2007, é Defensora Pública do Estado do Piauí, tendo atuado inicialmente em Água Branca e, desde 2012, em Teresina. Foi Chefe de Gabinete da DPE/PI durante a gestão da defensora Hildeth Evangelista.
Nos últimos anos, Patrícia tem se destacado pela criação e condução de projetos voltados à promoção da cidadania e defesa de grupos vulneráveis. Dentre os principais, destacam-se:
• Projeto “Meu Nome, Meu Orgulho”: Atendeu mais de 150 pessoas transgênero com foco na retificação de nome e gênero em registros civis. A iniciativa foi indicada ao Prêmio de Boas Práticas da Escola de Governo do Piauí e recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado, por proposição do Grupo Matizes e do deputado Fábio Novo.
• Mente Cidadã: Voltado à inclusão de pessoas com transtornos mentais no sistema de garantias de direitos, o projeto já realizou mais de 1.000 atendimentos, em articulação com outros órgãos. Foi reconhecido pelo Selo de Práticas Inovadoras do Prêmio Innovare e indicado ao Selo de Inclusão Social da TV Meio Norte.
• Defensoria PóP Rua: Criado para ampliar o acesso à documentação básica e serviços jurídicos a pessoas em situação de rua. Mais de 200 atendimentos já foram realizados.
• Projeto Morada: Em parceria com a ETHURB e o IFPI, o projeto atua na regularização fundiária, orientação jurídica e garantia de direitos de moradores do Residencial Dandara dos Cocais, onde mais de 300 famílias serão beneficiadas com títulos de propriedade.
Além dessas iniciativas, Dra. Patrícia participa ativamente de eventos, palestras e debates relacionados a políticas públicas, direitos humanos e inclusão social.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a justiça social e a defesa de direitos fundamentais, a candidatura de Patrícia Monte Feitosa representa um perfil voltado à atuação humanizada e à inovação no acesso à justiça.