Quem é Mário Basílio, a nova força da advocacia piauiense.
O TJPIemfoco apresenta a trajetória do advogado mais comentado pela classe jurídica do Estado na disputa pelo Quinto Constitucional.
O advogado Mário Basílio tem se consolidado como a grande aposta nas eleições para o Quinto Constitucional da Advocacia no Tribunal de Justiça do Piauí.
Com quase duas décadas de atuação e um currículo limpo, marcado pela ética e pela dedicação exclusiva à advocacia, Basílio se apresenta como o candidato que promete a renovação para o TJPI devido a sua credibilidade e juventude aliada à experiência profissional, atributos cada vez mais valorizados pela classe.
Trajetória sólida e reconhecimento
Natural do interior e com forte ligação afetiva com Picos — onde foi homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha do Mérito Legislativo “Ver. Gilson Nunes” —, Mário tem colecionado reconhecimentos pela sua atuação profissional e institucional. Pai de família, casado com Alcina e pai de Cecília, mantém sua imagem pública associada à ética e à seriedade.
Seu discurso reforça um compromisso com o diálogo entre advocacia, magistratura e as instituições do Estado, defendendo maior aproximação e respeito entre as instituições. Para ele, o desembargador deve ser não apenas um aplicador da lei, mas também um construtor de pontes e de soluções inovadoras para os gargalos da Justiça.
Um nome em evidência
Dentro da advocacia piauiense, cresce a percepção de que Mário reúne todas as qualidades que o colocam em posição de destaque. Seu currículo limpo, a experiência consolidada e a habilidade de articulação com diferentes setores da advocacia têm alimentado a confiança de que seu nome será um dos protagonistas na escolha final.
Advogados que participaram dos encontros recentes têm apontado sua capacidade de liderança e a forma equilibrada como conduz o debate. Em um cenário de disputas acirradas, essa postura de serenidade e clareza tem chamado a atenção, especialmente entre jovens advogados e advogadas que enxergam nele uma voz representativa.
Em encontros recentes com advogados de várias regiões do Estado, Mário destacou temas sensíveis à categoria, como honorários, demandas em massa, ativismo judicial e o uso da inteligência artificial no Judiciário. Sua fala tem se diferenciado por uma visão moderna e estratégica do papel do desembargador, que, além de julgador, também atua como gestor público.
“Sempre vivi da advocacia, é dela que tiro meu sustento. Sei de perto o que significa a luta diária da nossa classe”, afirmou em uma das reuniões com advogados no interior do Piauí.
As eleições do Quinto Constitucional da Advocacia no TJ-PI movimentam a classe, mas alguns nomes conseguem se projetar de forma natural. Mário Basílio surge como a candidatura que inspira mais confiança, por ser um nome novo colocado à disposição, pelo preparo técnico, relacionamento e integridade.
No fim das contas, a expectativa é de que o pleito traga à sociedade um representante à altura dos desafios do Judiciário piauiense — e Mário Basílio, pela sua trajetória, já se coloca entre aqueles que a advocacia observa com atenção e respeito.